Pequenas tiragens: vantagens para novos autores

25/08/2018

 

 

 

A impressão de livros em pequenas tiragens se tornou uma tendência para novos autores, principalmente por causa das dificuldades determinadas pelas grandes editoras.

 

Criar um livro não é uma tarefa fácil. Exige uma pesquisa extensa, conhecimento dos personagens, um roteiro bem escrito e uma excelente revisão.

 

Depois de tudo isso é hora de lançar o seu livro. Encontrar uma editora que compre a sua história pode ser uma tarefa difícil.

 

Por isso, a dica é que você banque seus primeiros projetos e invista em pequenas tiragens. Nesse artigo você confere as principais vantagens em realizar tal ação. Boa leitura!

 

 

Por que lançar o seu livro em pequenas tiragens?

 

Muitos escritores iniciantes sonham em escrever um livro, publicá-lo e fazê-lo se tornar um best-seller. Saiba que isso não é fácil.

 

Aqui no Brasil, para que um livro vire um best-seller, é necessário vender mais de dez mil cópias. Nos Estados Unidos, esse número é ainda maior. A marca é de 500 mil cópias. Por isso, não é necessário que o seu livro já seja um best-seller logo na primeira edição.

 

Muitos autores investem, assim como novos cantores e artistas, nas suas próprias produções, encontrando várias formas de comercializar os seus livros.

 

E o melhor: conseguem um bom lucro com as vendas. Veja agora algumas vantagens em lançar o seu livro em pequenas tiragens.

 

 

Acessibilidade do valor

 

 

 

Um livro lançado em pequenas tiragens possui um custo reduzido e acessível para qualquer novo escritor. Porém, é importante que você saiba que o custo unitário fica cada vez menor, quanto maior for a tiragem.

 

Uma pequena tiragem pode significar 500 exemplares, facilmente vendidos hoje em dia. Se colocar na ponta do lápis, em comparação com a compra de 100 exemplares, você verá que o valor unitário de 500 exemplares é muito menor.

 

Por isso, muitos poetas, contistas, cronistas, pesquisadores e novelistas começam uma publicação com uma tiragem de 500 ou 1000 exemplares.

 

 

Agilidade e rapidez

 

A produção de um livro em pequenas tiragens é feita de forma ágil, garantindo que o escritor não espere muito para ver seu livro pronto.

 

Esse processo é otimizado porque o escritor e a editora terão um contato feito de forma mais rápida.

Eles poderão se falar com frequência e resolver detalhes da produção de maneira personalizada.

 

Assim, o escritor vai tendo uma noção de como sua obra ficará quando estiver impressa, sem ter maiores dores de cabeça.

 

 

Redução do estoque

 

Quando você faz um livro em pequenas tiragens, o estoque fica bem reduzido, diminuindo as chances do seu livro ficar “encalhado”.

 

Com isso, o dinheiro que você economizou, poderá ser usado para que você invista em novas publicações.

 

 

Seu livro será uma “obra rara”

 

Quando você lança um livro em pequenas tiragens, os exemplares podem ser esgotados de forma mais fácil.

 

Isso é bom para você, visto que poderá recuperar em um tempo menor o capital investido.

Para as editoras isso também é vantajoso, já que o livro se torna uma “obra rara” e pode passar a ser cobiçado por diversos leitores.

 

 

Itens importantes que merecem destaque

 

 

Você pode começar com 100 exemplares, 250, 500 e até mesmo 1000 exemplares. Já falamos aqui que quanto maior a tiragem, menor será o custo da publicação, e isso deve ser levado em consideração.

 

Converse com o seu editor para que ele lhe oriente sobre as formas de distribuição. E assim, juntos, vocês podem definir a melhor tiragem e o valor de venda para a sua publicação. 

 

O custo também pode variar pelo formato, quantidade de páginas do seu livro e gramatura do papel.

 

Para isso, defina com a sua editora todos os detalhes. Ela será responsável por lhe fazer a melhor proposta, dentro das suas condições.

 

O acabamento do livro também conta na hora do orçamento, visto que há vários detalhes que precisam ser definidos, como por exemplo:

  • Se o livro vai ter ou não capa dura;

  • Se ele será encadernado;

  • Se terá verniz localizado, laminação, vincos e cortes especiais;

Todos esses itens vão deixando a publicação um pouco mais cara.

 

Mas, a emoção de pegar o seu primeiro livro na mão, não tem preço.

 

Agora você sabe as vantagens e itens importantes a serem levados em conta na hora de fazer a impressão do seu livro em pequenas tiragens.

Please reload

Destaques
Please reload

Posts mais recentes

Pequenas tiragens: vantagens para novos autores

25/08/2018

Os 6 passos para lançar seu primeiro livro

24/08/2018

O que é um Book Trailer?

24/08/2018

1/1
Please reload

Contato:

©2018 by Vetor Comunicação e Editora. Todos os direitos reservados.

11 3368-7702

whatsapp: 15 99129-4846