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Meu primeiro livro: desafios e motivações

“O meu primeiro livro ficou pronto. Que maravilha! E agora? O que eu preciso fazer?”

Você tem inúmeras dúvidas na cabeça e não sabe como dar prosseguimento para ver o seu livro publicado? Então você está lendo o artigo certo.

Nesse artigo vamos tirar dúvidas com relação a registro, como escolher uma editora, se você vai conseguir ganhar dinheiro e muito mais.

Não deixe de conferir esse artigo e boa leitura!

Preciso registrar o meu primeiro livro na Biblioteca Nacional?

O seu livro só fica registrado, caso você o envie para a Biblioteca Nacional, que fica localizada no Rio de Janeiro.

Você paga uma pequena taxa e o seu livro fica arquivado na Biblioteca, comprovando que foi você quem escreveu.

Basicamente, o registro do seu livro só serve para isso: comprovar que foi você quem escreveu a obra, caso haja plágio do seu livro.

Você não precisará do número do registro quando você for publicar o seu livro. Assim, você decide se deve ou não registrá-lo.

Qual a diferença entre registro e ISBN do meu primeiro livro?

Tanto o registro como o ISBN (International Standard Book Number) são concedidos pela Biblioteca Nacional.

O ISBN é como se fosse o RG do seu livro, servindo para que a obra seja identificada.

Cada livro possui um ISBN e ele serve para que não haja confusão na hora de procurar por um livro com títulos parecidos no sistema.

Pegue um livro que você tenha em casa e olhe na contracapa: você vai ver que debaixo do código de barras, há alguns números. Isso é o ISBN.

Quem se encarrega de conseguir um ISBN?

Esse número é dado para a editora que fará a publicação do seu livro.

Além disso, é a própria editora que entra em contato com a Biblioteca Nacional e solicita o número de ISBN.

Por isso, não se preocupe: caso você queira publicar o seu livro, a responsabilidade de pedir o ISBN será da editora e não sua.

Você só precisará pedir, caso você queira produzir o seu livro de maneira independente.

Porém, é importante ressaltar que o ISBN é diferente para livros impressos e livros digitais.

Se você deseja publicar o seu livro nos dois formatos, saiba que você precisará de dois números.

O ISBN é um documento necessário, visto que é por meio dele, que o código de barras da venda do seu livro é gerado nas livrarias.

Além disso, existem alguns sites que só realizam o cadastro de um livro para vender, se ele tiver ISBN.

Como escolher uma editora para publicar o meu primeiro livro?

A escolha da editora está relacionada ao conteúdo do seu livro. Você pode tentar publicá-lo tanto em uma editora pequena como em uma grande.

Você pode ir até uma livraria e procurar uns vinte ou trinta livros parecidos com o livro que você escreveu.

Anote o nome das editoras que publicaram esses livros. No site da CBL você consegue o endereço das grandes editoras.

Imprima uma cópia ou envie um arquivo digital para as editoras escolhidas.

Porém, se quer um trabalho personalizado e atendimento exclusivo, é melhor procurar por uma editora pequena. Há muitas que realizam um trabalho bastante sério. O melhor de tudo é que você vai falar com o dono, que pode ter dar uma visão mais estratégica do negócio.

Outra vantagem é quanto ao valor investido. Bancar o seu primeiro trabalho, até que ele se torne um best seller, será muito mais barato se procurar uma pequena editora.

Como funcionam os direitos autorais do meu primeiro livro?

A Lei de Direito Autoral garante que a proteção de uma obra literária começa desde o inicio da criação do livro, independentemente de registro.

Mas, caso aconteça algo à obra, o autor deverá ter documentos que provem que aquele livro é seu.

O registro, como já foi dito, é feito pela Biblioteca Nacional, assim como também o ISBN, que é o registro internacional dos livros.

Se eu pagar pela edição, quem fará a venda do meu primeiro livro?

Depende de como fará a contratação da editora. Há três formas de comercialização:

1) Se fizer seu trabalho com uma grande editora (e ela tem que se interessar pela obra, o que é bem difícil nos dias de hoje), é ela que entrará em contato com a imprensa, blogueiros, livrarias e te ajudará com a divulgação e venda do seu livro. Isso vale tanto para as livrarias virtuais, como as livrarias físicas.

A remuneração de cada uma das partes funciona da seguinte maneira: imagine que você vai vender um livro por 30 reais. Com a editora, a divisão ficaria da seguinte forma:

  • 8% de cada livro vendido fica para você – R$ 2,40

  • 60% para a livraria – R$ 18,00

  • 32% para a editora – R$ 9,60

Neste caso, você não precisa investir o seu dinheiro na produção, pois quem investe é a editora, ao perceber um potencial de mercado em sua publicação.

2) Se contratar o serviço de uma editora pequena, que se encarregará de todo o processo de produção do livro (e não da venda), e optar pelas vendas em uma livraria, a divisão é a seguinte:

  • 40% de cada livro vendido fica para você – R$ 12,00

  • 60% para a livraria – R$ 18,00

Neste caso, você investe na produção do livro e o ideal é que consiga um custo unitário que seja inferior aos 40% da sua parte nas vendas, para que tenha algum lucro ou que pelo menos consiga recuperar os custos com a edição..

3) Se contratar o serviço de uma editora pequena, e você mesmo criar mecanismos para comercializar os exemplares (como loja virtual, venda em cursos e palestras, venda através das redes sociais, etc), 100% do valor da venda ficará para você.

Seu lucro será bem maior neste caso, já que terá que tirar o custo de produção. Digamos esse custo tenha sido de R$ 10,00 por exemplar. Comercializando a R$ 30,00, você terá um lucro de 200%.

Dá para ganhar dinheiro vendendo minhas próprias publicações?

Aparentemente, ao ter seu livro produzido por uma grande editora você não terá que investir nada, a não ser seu trabalho.

Já produzir em uma pequena editora se torna muito mais vantajoso, pois terá que se preocupar apenas com a distribuição dos exemplares.

Digamos que seja um palestrante. Aproveite seus cursos e palestras para oferecer os seus exemplares. Se é um profissional da área de saúde ou que atende em consultório, ótimo! Aproveite o fluxo de clientes para comercializar a sua publicação.

E se não tem esse fluxo de pessoas em seu trabalho, também não é motivo para preocupação. Invista em marketing digital, contratando um freelancer que faça todo o processo ou mesmo uma agência.

Depois de passar por todas as etapas descritas acima, você poderá dizer “o meu primeiro livro foi publicado”. Pode comemorar, você conseguiu!

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